6 plugins gratuitos de mixagem que vão fazer a diferença

Com estes 6 plugins gratuitos de mixagem, suas produções musicais vão atingir um outro patamar de qualidade. Conheça cada um deles a seguir.

Sabe quando você termina a produção de uma música mas quando vai ouvir o resultado final, fica aquela sensação que está faltando ainda alguma coisa.

Durante esse tempo todo de estudos em produção musical eu aprendi 2 coisas muito importantes:

1 – O menos é mais! Eu diminui drasticamente as ferramentas e plugins pós captação, me preocupando mais com a qualidade da captação em si.

2 – Existem as ferramentas certas para deixar o seu som soando mais profissional e, muitas vezes é mais simples do que parece de alcançar estes resultados.

Foi aí que comecei a pesquisar mais sobre o assunto e buscar ferramentas que realmente pudessem me trazer uma qualidade diferenciada para as minhas produções musicais.

E, neste caminho, pesquisando diversos plugins vsts, encontrei alguns muito interessantes e, dentre eles, alguns plugins vsts gratuitos que me surpreenderam tanto que resolvi compartilhar com vocês.

MAS O QUE FAZ A DIFERENÇA DE VERDADE?

Depois que a gente aprende o caminho da produção musical, aprende a fazer a mixagem da forma correta e até uma pré masterização decente, acreditamos que chegamos lá mas, ao ouvir o resultado final… hmmmmm. Ainda está faltando algo.

Aos poucos fui descobrindo que trabalhar com o stereo, com as frequências, abrindo espaço para a voz e utilizando alguns efeitos de ambiência, consegui melhorar ainda mais as minhas mixagens.

O MONO E O STEREO

É importantíssimo que a nossa música soe bem, tanto em mono como em stereo, pois nunca sabemos como será que a fonte de áudio vai executar a música.

Mas, mais essencial ainda, é saber trabalhar com os instrumentos e vozes nesse campo espacial.

Usar os pans, bem como efeitos como plugins de Chorus, Delay e Reverb vão ajudar muito a compor este cenário virtual.

AS FREQUÊNCIAS E A VOZ

Outro ponto importantíssimo é saber trabalhar as frequências, direcionando cada instrumento para a sua área de atuação.

Saber liberar o espaço da voz, para que ela seja compreendida sem nenhum obstáculo para a mensagem. Normalmente fazemos isso com o uso de plugins de equalizadores de bandas paramétricos.

Os plugins de compressão também ajudam a fazer um trabalho interessante mas é preciso saber usar esta arma com muita sabedoria.

A ARTE ESTÁ NOS DETALHES

Dito tudo isso, provavelmente se você já faz essas partes com bastante qualidade, você já está chegando a, digamos, 99% do resultado que você busca. Mas, às vezes parece que falta ainda alguma coisinha, certo?

É aqui quem entram esses plugins que estou falando neste artigo. São ferramentas que, sozinhas, não vão trazer muitos benefícios para a sua produção mas que, se você fez a lição de casa direitinho, elas trazem o diferencial que você está buscando. Vamos a elas:

1 – Wider – Polyverse Music:
Polyverse Wider dá a qualquer sinal mono a ilusão de uma imagem estéreo expandida. É um plug-in de amplificação estéreo exclusivo que é completamente “mono-compatível” – qualquer sinal que tenha sido ampliado sempre permanecerá em fase consigo mesmo, mesmo quando resumido em mono. Eu gostei muito ide usar este plugin nas vozes e violões de uma forma geral. Vale a pena experimentar.

Wider – Poliverse Music: https://polyversemusic.com/products/wider/

2 – Delay – Kilohearts
O kHs Delay pode ser executado tanto de forma livre quanto em tempo sincronizado com várias opções de estéreo e feedback. Uma coisa muito legal é o recurso de ducking, que opcionalmente apenas permite que o som ecoado passe quando não houver sinal de entrada. Genial! Estou gostando de usar este plugin nas vozes e guitarras, assim como em sinths.

Delay: https://kilohearts.com/products/delay

3 – Rever Solo – AconDigital
De ecos brilhantes e quase retumbantes a estrondos cavernosos e profundos, esta primeira parceria entre Acon Digital e Reverb.com traz um ambiente totalmente novo para suas faixas. Com apenas um botão, você pode configurar um reverb curto e brilhante para uma sala pequena, vibração frontal ou reverb longo e escuro que coloca sua mixagem no espaço profundo.

Reverb Solo: https://reverb.com/software/effects/acon-digital/47-reverb-solo

4 – Vocal Doubler – Izotope
IZotope Vocal Doubler é um plug-in gratuito projetado para aprimorar seu vocal com um efeito de duplicação natural, adicionando riqueza e profundidade. Com uma nova interface de usuário interativa dedicada a ajudá-lo a alcançar uma ótima duplicação mais rápido do que nunca, esse plugin é uma mão na roda para você fazer uma voz dobrada em poucos minutos.

Vocal Doubler – Izotope: https://www.izotope.com/en/products/vocal-doubler.html

5 – Rare-SE – Analog Obsession
O RareSE é um equalizador estilo Pultec dual mono, estéreo, mid/side. Essa versão free deste excelente periférico pode dar às suas faixas os graves maciços, o ar sedoso e o calor viciante que tornaram o original um padrão de estúdio.

Rare SE (equalizador master): https://plugins4free.com/plugin/3088/

5 – Frontier – D16 Group
Qualidade e desempenho fazem da Frontier uma ferramenta perfeita para praticamente qualquer situação de estúdio. Sua interface simples e clara em combinação com excelente qualidade de som certamente será apreciada por qualquer um que procure uma maneira eficiente de controlar a dinâmica de um canal ou até mesmo saída master.

Frontier: https://d16.pl/frontier

Estes plugins com certeza farão total diferença nas suas produções e, se você quiser ter uma ideia de como eles funcionam e aprender mais uma pouco sobre a atuação de cada um deles, assista ao vídeo em nosso canal, onde eu explico todos esses detalhes:

Então é isso aí, pessoal. Espero que vocês tenham gostado e até o próximo texto!

Gustavo Schafer

Deixe um comentário