Dicas

Plugins – os meus favoritos – parte 2

Já vamos começar com um dos meus plugins favoritos. Este é um equalizador que, se eu tivesse dinheiro suficiente, teria um equipamento físico em meu setup.

Baseado no famoso Pultec, o PuigTec EQP-1A captura completamente e replica o som e a performance do equipamento original.

SOBRE O PULTEC EQP-1A
Construído à mão, os Pultecs originais há muito tempo são a escolha dos principais engenheiros de gravação e masterização.

São conhecidos por sua capacidade de trazer faixas de frequência individuais sem alterar significativamente outras frequências.

Concebido e criado para equalização de banda larga, o EQP-1A apresenta quatro frequências de reforço / corte de graves, três frequências de corte de agudos e sete pontos de reforço de HF, juntamente com um controle de largura de banda para moldar a curva de reforço alto.

Isso resulta, na prática, a uma textura quente, que realça o que há de melhor no timbre da track.

Eu gosto muito de usar esse plugin no canal master, para dar uma cola e dar um up nos graves.

Só de ligar o plugin na sua master você já notará uma leve diferença no som.

Às vezes uso nas tracks de baixo e de voz, para puxar também esses timbres que “esquentam”a faixa.

OUTRAS OPÇÕES PARA O PULTEC
Para quem não tem este plugin da Waves e tem o pacote de Master T-Racks da IK Multimedia, pode optar pelo EQ Vintage deles (foto abaixo)

VERSÃO FREE?
Em minhas pesquisas, consegui encontrar uma versão gratuita para este plugin e, após alguns testes, posso dizer que, embora ele seja um pouco mais agressivo nos controles, ele faz bem o papel do Pultec e posso dizer que recomendo este plugin. Trata-se do Rare SE, que você pode encontrar AQUI.

Bom, agora eu quero saber de vocês. Quem já usou ou usa alguma versão digital do Pultec e o que acha desse equalizador? Deixe aí nos comentários!

Acompanhe essa série de dicas com os meus plugins favoritos. Daqui a pouco vem a parte 3.

Abraços,

Gustavo Schafer
HOME STUDIO BRASIL

Se você gostou deste conteúdo, talvez goste também deste artigo em que trago 10 PLUGINS VST GRATUITOS PARA O SEU HOME STUDIO

back to top