Como usar efeitos de ambiência

Efeitos de ambiência? O que são? Para que servem?

Com certeza você já ouviu muito esse termo por aí na sua caminhada por informações sobre produção musical e gravações e home studio, não é?

Os efeitos de ambiência são os efeitos que adicionamos à produção para dar a sensação de espaço. Junto com a utilização dos pans (que jogam o som para os lados), utilizamos alguns efeitos para dar a sensação de profundidade, construindo um cenário 3D para a música.

Normalmente, os efeitos utilizados para isso são o Reverb e o Delay. O Chorus também costuma aparecer em alguns casos.

Mas aí vai a nossa dica de hoje.

Para que estes efeitos ajudem a criar uma ambiência única, deixando sua música bem homogênea e natural, aconselhamos a vocês usarem esses efeitos por meio de mandadas de canais auxiliares.

Dessa forma, um mesmo efeito poderá ser direcionado a vários canais diferentes, porém com doses do efeito específicas para cada instrumento. Isso ajudará a dar a famosa “cola” na sua música, integrando os instrumentos um a um ao todo.

Normalmente aqui no Home Studio Brasil, começo pelas vozes, buscando o efeito de ambiência que tenho em mente. Procuro não por muito efeito, para manter a voz o mais na frente possível.

Depois, vou incorporando os outros instrumentos.

No caso da bateria, não há a necessidade de passar os efeitos em todos os canais. Busque fazer apenas em canais estratégicos como o da caixa e dos overs. Isso já dará uma sensação de ambiência sem deslocar demais a bateria da mix.

Trabalhe os efeitos nas guitarras e teclados apenas se for extremamente necessário. caso contrário você acabará criando uma atmosfera mais “viajante” e esse as vezes não é o foco da música.

Raramente utilizo os efeitos de ambiência no baixo. Apenas se for um efeito muito peculiar que busco na música.

Sobre os efeitos que costumo usar:

canal de reverb room: com sala pequena. Apenas para trazer a sensação de ambiente mesmo

canal de tape delay: deixo ele com bem pouca ressonância. Tempo curto e pouca cauda. Também para ressaltar o ambiente.

canal de reverb hall: com sala média. Exploro mais os instrumentos que precisam trazer espacialidade, como guitarras e as vezes nos overs da bateria. Cuidado com a dose deste reverb!

canal de delay pingpong: este também é para ajudar nas texturas de alguns instrumentos. As vezes uso com uma dose bem baixa nas vozes, para realçar na mix.

Meus plugins preferidos para trabalhar a ambiência são:

Reverb: Manny Marroquin Reverb da Waves

 

Delay: H-Delay, também da Waves

E vocês, possuem uma receita de ambiência diferente e gostariam de dividir? Contem para nós nos comentários!

 

Gustavo Schafer

Deixe um comentário