Controladores Midi – ajudando em suas produções

Hoje vamos falar dos controladores midi.

Controladores midi são periféricos desenvolvidos para auxiliar você em suas produções musicais. Existem diversos tipos de controladores, tais como: teclados, surfaces, pads, etc.

Aqui abordaremos os mais comuns:

1 – Teclados controladores
São os teclados digitais, que normalmente não emitem nenhum som, sendo usados para acionar, via midi, os comandos de seu DAW ou Stand Alone VSTi. Normalmente com conexões midi ou USB,além das teclas de um piano, alguns possuem poucos controles, outros são mais completos e chegam a controlar quase tudo em sua DAW, funcionando como uma verdadeira mesa de som. Eles podem ser de uma ou mais oitavas.
Se você não possui um piano digital ou teclado com entrada e saída midi, os teclados controladores podem ser uma saída fácil e barata para o seu Home Studio.

teclado-musical-korg-microkey-25controlador-084412300

PanoramaP4-xlarge

2 – Superfícies controladoras
Elas se parecem muito com uma mesa de som, sendo algumas de tamanho reduzido e outras muito iguais a um channel strip de mesa. Elas servem para facilitar a vida dos produtores, fazendo o papel de uma mesa de som, controlando os faders, entrada de efeitos, solando canais, etc. Assim como os teclados, sua conexão são normalmente feitas via USB.

Euphonix

korg_nanokontrol_2_black_angle
3 – PADs
Os pads são controladores usados para fazer os grooves em suas produções. Com botões ultra sensíveis ao toque, a sua precisão ajuda na produção de batidas e emulações de bateria. Também são conectados ao computador na maioria das vezes via USB.

Captura de Tela 2016-07-06 às 21.01.16

akai_professional_mpd218_compact_pad_controller_1170805

Existem muitos outros tipos de controladores, até mesmo guitarras, mas acho que já conseguimos passar bem o que são e para que servem, não é mesmo?

Aproveite e confira no vídeo abaixo um review do controlador Micro Key, da Korg.

Um abraço e até a próxima.

Gustavo Schafer

Deixe um comentário