10 plugins VST gratuitos para o seu Home Studio

O universo do áudio digital é um multiverso de possibilidades. Desde seu surgimento, vem facilitando a vida de muitas pessoas, que passaram a conseguir produzir as suas músicas em casa, com a qualidade de grandes estúdios.

E, dentro deste universo, existem muitas opções de plugins VST, que nos ajudam em nossas produções. Muitos deles são pagos, e as vezes caros também.

Mas, em meio a este universo, existem plugins VST gratuitos que fazem um bom trabalho e muitas vezes são desconhecidos do público geral.

Por isso, resolvemos trazer uma lista de plugins gratuitos, testados e aprovados por nossa equipe. Eles são plugins básicos e essenciais, que ajudarão você a melhorar ainda mais as suas produções em home studio. Para baixá-los, basta clicar no nome ou na imagem do plugin.

 

TDR Slick EQ – Equalizador
É um equalizador de 3 bandas, com um som muito característico e que deixará suas tracks com timbres maravilhosos. Aproveite para conhecer os outros plugins gratuitos da Tokio Dawn Labs, todos excelentes.

 

FerricTDS – Simulador de fita (apenas para Windows)
Um excelente simulador de fita que não perde nada para os seus similares pagos. Ele trará harmônicos e uma coloração única para as suas tracks. Ideal para usar na masterização ou no masterbus.

 

TB ReelBus V3 – Simulador de fita (utilize a versão demo)
Mais uma opção muito boa para quem busca uma sonoridade vintage. Assim como o Ferric, o TB ReelBus não deixa nada a desejar. Nessa versão trail, o único problema é que você não conseguirá salvar presets. De resto, ele funciona normalmente. A ToneBoosters possui outros excelentes plugins gratuitos. Vale a pena conhecer.

 

SGA1566 – Preamp valvulado
Para trazer harmônicos e esquentar o som de forma simples e eficiente. Ótimo para vocais, baixos e guitarras. Ele deixará o som mais nervoso. Use com moderação.

 

La Petite Excite – Adicionador de harmônicos
Assim como o SGA1566, o La Petite vai excitar os seus harmônicos e trazer uma coloração caliente para as suas tracks. Vale o teste.

 

Bus Driver – Compressor (um dos melhores compressores gratuitos)
Quem busca um compressor gratuito que sirva como um coringa nas produções, vai encontrar a solução neste maravilhoso compressor da Nomad Factory. Ele executa muito bem o papel de um compressor óptico e também de um compressor valvulado, além de ter controles de ratio, possibilitando desde compressões leves até agindo como um verdadeiro limiter. Um plugin essencial para o seu arsenal de produção.

 

MJUC jr – Compressor
Seria como uma versão simplificada do Bus Driver. Ideal para nivelar o volume de vocais e baixos.

 

MT Power Drum Kit 2 – Kit de bateria eletrônica
O MT Power Drum Kit 2 dispensa apresentações. Um kit simples porém com uma bela sonoridade e com várias levadas e  viradas pré moldadas, que lhe ajudarão a criar ritmos de forma rápida e precisa.

 

Protoverb 1.0 – Reverb
Desde ambiências até reverbs mais poderosos. É a promessa e a entrega do Protoverb 1.0. Além de sua interface simples e seus presets que ajudam e muito quem está começando a se entender com esse tipo de efeitos. Ideal para usar nos seus canais auxiliares.

 

Code Red Free – Emulador de console analógico
A cereja do bolo. Para quem não tem as versões pagas de emuladores de consoles, este plugin chega para resolver o seu problema. Baseado nos consoles das mesas dos Estudios Abbey Road, este plugin busca simular os famosos consoles analógicos usados por nada mais nada menos que The Beatles, Pink Floyd, Rolling Stones, entre outros. Experimente somar esse plugin a um exciter ou preamp e você terá uma verdadeira experiência analógica. Ideal para utilizar nos canais de voz, violões e outros instrumentos acústicos, como bateria e percussão.

 

Além disso, recomendamos também um site muito legal para fazer buscas de plugins gratuitos ou pagos. É o KVR, que possui um sistema de buscas automatizado e fácil de usar. Experimente!