Microfones – qual escolher e quando usar em Home Studio

Outra grande dúvida de quem está começando a montar um home studio é a escolha do microfone.

Qual a diferença entre microfones condensadores e dinâmicos?

A grande diferença técnica entre eles é que os condensadores precisam de energia extra para funcionar. O famoso Phantom Power. Essa energia extra faz com que o microfone amplie a sua capacidade de captação, conseguindo registrar as pequenas nuances do som.

Os microfones condensadores são recomendados principalmente para estúdios que possuam algum tipo de isolamento acústico, dado a sua capacidade de captação. Ele é indicado para quem quer gravar voz, locuções, instrumentos acústicos tais como violões, flauta, violino e cordas em geral.

Já os microfones dinâmicos são os microfones mais comuns e baratos encontrados no mercado. Normalmente com captação cardióide, eles possuem um raio de captação muito menor que os condensadores.

Um grande exemplo deste tipo de microfone é o famoso SM-57 da Shure. O grande coringa dos estúdios. Este tipo de microfone é muito usado na captação de voz,instrumentos amplificados e cordas em geral. Também é muito usado na captação de algumas partes de bateria, como bumbo e caixa.

Veja mais algumas informações no vídeo a seguir:

[wpdevart_youtube]uuE76oNTL5k[/wpdevart_youtube]

Gustavo Schafer

Deixe um comentário